segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fim de Semana Glorioso





O problema com fins de semana como o último é a quantidade de fotos legais que a gente faz. Como decidir o que postar? É quase impossível.
O tico-tico tomando um solzinho, por exemplo, é uma simpatia. Gosto de tudo nesse passarinho, desde seu canto simples e claro, até sua plumagem discreta e de bom gosto (com as riscas pretas no topete, a "manta" cor de ferrugem em torno do pescoço e as alvas pluminhas na garganta). E ainda há gente que olha para ele e diz que é igual a um pardal!
A cambacica, por outro lado, é uma agitadinha. Fotografá-la nesta posição, ela parece ter confundido horizontal e vertical, foi uma grande sorte. É muito comum fazer a foto e, na hora de conferir para ver como ficou, ter uma bela foto... apenas da planta onde ela estava.
Fotos de aranhas, então, tenho muito mais do que poderia publicar neste blog. Falando nisso, vocês se lembram da minha dúvida sobre se era ou não uma aranha amarela na segunda foto da postagem do dia 26/06/2008? A dúvida não existe mais. A Ana e eu voltamos ao mesmo local no Jardim Botânico, examinamos as mesmas florezinhas (de diâmetro 1,5cm, no máximo) e encontramos a aranha lanchando uma espécie de abelhinha muito pequena. Ah, para aqueles que estão pensando "mas esta aranha não é amarela", eu tenho uma informação: essas aranhas de flor podem mudar de cor do branco ao amarelo! Elas ficam invisíveis, emboscadas na flor, imóveis com as suas patas dianteiras abertas a espera da vítima, que é abraçada e mordida quando vem colher o pólen (na foto em questão, é possível até ver as bolsas de pólen nas patas trazeiras da abelhinha).
Já a técnica da aranha da quarta foto é bem diferente. Ela apenas salta sobre a presa, que às vezes está em pleno vôo!, numa velocidade espantosa. Para isso precisa ter boa visão, proporcionada por aqueles grandes e belos olhos principais que me encararam quando desrespeitei sua privacidade na hora da refeição.
Mas, se eu fosse uma aranha, acho que gostaria de ser do tipo da que aparece na última foto. Ela dobra uma folha de árvore, fazendo uma bela casinha. Na frente desta, tece sua teia. Daí, entra em casa e fica esperando o "toque da campainha" (uma vibração na teia que vai até dentro de casa): a comida chegou! E tudo isso protegida das intempéries, dos predadores e dos olhares curiosos (ou quase isso). (Sílvio)

5 comentários:

Fotos do Diestel disse...

s um grande amigo gostaria de te avisar: Abandonei a fotografia... depois destas tuas fotos não ha mais o que eu possa fazer...

Unknown disse...

Bah Ssor !!!

impressionantes as fotos oO

mas o trabalho tá lindo, e as imagens são impressionantes !!!

muito legal o trabalho de vocês !!! parabéns mesmo !!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lindas as fotos!Apesar de não ser
muito chegada em insetos as imagens ficaram show! Parabéns!

Unknown disse...

Tenho dois pedidos a fazer, hehehe, acho que atráves da lente de vocês um Plátano ficaria lindo demais,essa árvore pra mim, exalta solidão e tranquilidade, típica daqueles finais de tarde chuvosas em que o céu ainda está nublado,aqueles Plátanos que ficam na redenção em frente a lateral da ufrgs são os meus favoritos, e o outro pedido(sugestão) seria fotografar a igreja Nossa senhora das Dores(Centro de Poa),aquele imenso escadarão por onde subiram infindas noivas,chegando ao seu topo suadas, a Igreja por sí só é divina, e vocês dois conseguiriam capturar muito bem aquela beleza toda, está mais do que provado.Parabéns sôr e Ana.Continuarei comentando e esperando os meus pedidos.husauhsauhsausahu