segunda-feira, 30 de junho de 2008

Momento Decisivo







O grande fotógrafo Henri Cartier-Bresson criou o conceito de "momento decisivo": o instante no qual todos os elementos de uma cena se inter-relacionam de tal forma que expressam o evento da melhor maneira possível. Para captar tal momento, são necessários previsão e bons reflexos.

Fotografei a aranha, que aparece na terceira foto, primeiramente sozinha. Fui fazer outras fotos e, quando olhei de novo para ela, lá estava a mosca em seus palpos! Eu deveria ter ficado olhando para a aranha e fotografado o momento da captura, mas eu simplesmente não previ que isso poderia acontecer.

No caso da quarta foto, fiquei observando a formiga que rondava o bichinho. Vai acontecer alguma coisa -- disse para mim mesmo. E não foi que aconteceu! A formiguinha passou por cima do bicho, dando uma rápida paradinha na cabeça dele!! O pior é que eu fiz a foto, mas ela ficou fora de foco: desta vez faltaram os reflexos, a velocidade para fazer o ajuste do foco (que nessas situações é sempre feito manualmente).

Talvez seja isso o que me faz gostar de fotografia: parece simples, mas com certeza vou passar o resto da minha vida aprendendo. (Sílvio)

2 comentários:

Renata e Bruna disse...

Oi sor... Viemos conferir as fotos e realmente são muito legais,lindas! Além de um ótimo professor de matemática és um ótimo fotógrafo! Parabéns para ti e para a Ana!
Até mais

Renata e Bruna

Filipe disse...

Silvio pra presidente, já!
Silvio é o melhor professor de matemática que já tive e talvez seja o melhor professor de física também, mas infelizmente no cursinho ele só da aula de matemática.