segunda-feira, 14 de julho de 2008

Casas de Papel





No domingo eu estava novamente no Jardim Botânico e, enquanto a Ana perseguia um gavião que teimava em pousar apenas em galhos muito altos das árvores, me sentei para descansar um pouco e aproveitar o delicioso ar da manhã. Eu estava num daqueles troncos de árvores que servem de bancos no anfiteatro quando uma vespa pousou em outro deles. A princípio tive preguiça de pegar a câmera, que nem estava com a lente certa para fotos macro, mas vi que a vespa não levantava vôo e fiquei curioso. Bem, se ela até agora não voou... -- pensei --. Montei a máquina fotográfica e fui ver o que ela fazia. Valeu a pena! Ela estava arrancando lascas de madeira para fazer sua casa de papel, trabalho que eu nunca tinha visto. A verdade é que eu só comecei a olhar para essas coisas com mais atenção depois que comecei a fotografá-las.

A vespa arranca lascas de madeira com suas poderosas mandíbulas, as mastiga misturando-as com sua saliva e forma uma espécie de papel. As casas construídas com esse material são extremamente resistentes. Li em algum lugar que, embora algumas dessas casas de vespas não tenham mais que uns cem gramas, podem suportar até quase três quilogramas pendurados nelas!

Por fim, a vespa juntou um montão de madeira e saiu voando. É claro que, como humano limitado, eu não consegui segui-la. Queria ter conseguido, para poder ver a segunda parte do trabalho. Talvez noutro dia eu tenha mais sorte. (Sílvio)

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, eu de início achei as fotos cruéis, achei que ela mastigava uma presa, mas depois que li que era madeira fiquei mais aliviada.hehehehe