quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Gavião e a Borboleta

Gavião-carijó (Buteo magnirostris - 38 cm)


Em nosso último passeio pela orla do Guaíba, o Sílvio avistou um gavião e resolvi tentar fotografá-lo. A foto acabou sendo feita de muito longe, mas dá para ter uma idéia do bicho. Quem sabe algum dia eu consigo chegar mais perto e faço uma foto melhor. O gavião-carijó é considerado o gavião mais comum aqui no Rio Grande do Sul e costuma pousar em lugares visíveis, como postes ou árvores secas (como na foto acima). Uma forma de identificar as aves é pelo som que emitem. Esse gavião, em geral, dá um único grito áspero e penetrante, que lembra o som de aves de rapina naqueles filmes americanos que mostram cenas do deserto. Quando está planando, às vezes emite rapidamente vários gritos curtos e fortes. Alimenta-se principalmente de insetos e lagartos, mas também come aves e pequenos roedores.
Na segunda foto eu estava admirando a flor, mas aí a borboleta apareceu e posou para mim. Não deu para resistir.
(Ana)

Um comentário:

Ivanéri disse...

Ana!
Este gavião deve ser primo dos que habitam uns eucaliptos bem altos lá no "meu paraíso". Mais ou menos por essa hora, no fim da tarde, eles (são dois) chegam das suas andanças do dia. Não são bem recebidos pelos pássaros da figueira e alguns, até bem menores que eles, atrevem-se a "dar uns corridões" nos indesejados. Eu, da minha varanda e da minha ignorância, torço pelos menores, esquecendo que a Natureza é perfeita e esta disputa entre eles faz parte da história, da vida, do dia-a-dia. Como dizia meu pai, "está tudo certo'! Mas eu torço...