sábado, 14 de fevereiro de 2009

Beija-flor – Besourinho-de-bico-vermelho

Macho







Fêmea
Besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostibon lucidus - 8 cm)

Alguns beija-flores são minúsculos e muito rápidos. Quando se pensa em fazer o “clic” eles já não estão mais lá. Nas várias tentativas que fiz, eu estava de olho apenas nos beija-flores, mas, se olharmos com cuidado na primeira foto, há um outro personagem que me escapou. Quando estávamos em casa olhando as fotos no computador, o Sílvio me chamou a atenção para a forma da figura no lado esquerdo dessa foto e foi somente aí que eu percebi que havia um louva-a-deus disfarçado entre as flores da árvore. Pena que eu não reparei nele na hora, pois poderia tê-lo fotografado também. Resolvi olhar bem as outras fotos, e não é que tem mais bichinhos! Na última foto, no lado superior direito, há dois insetos muito coloridos no meio do galho. Acho que são um tipo de fede-fede. As fotos acima, tiradas na Orla do Guaíba, não muito longe do Gasômetro, são do macho e da fêmea da espécie Chlorostibon lucidus, conhecidos popularmente por besourinho-de-bico-vermelho. Em alguns sites encontrei também a informação de que esse beija-flor é da espécie Chlorostibon aureoventris e também a de que esses dois nomes são sinônimos. A fêmea é a da última foto. A árvore é uma corticeira do banhado. (Ana)

4 comentários:

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Amada/o: olhei com os olhos o mais escancarados possível e não vi nada além de beleza, beleza, beleza! Não nego que o gafanhoto também seja, mas não o vi. Sugiro postagem dele, o gafanhoto, em destaque!
DdAB com monyk

Ivanéri disse...

Oi, Ana e Silvio! Vim "espiar" as fotos de vcs e me encantei, não só com elas mas com a forma como vocês as apresentam, mostrando toda a sensibilidade com que vcs se deixam tocar pela Natureza... olham com os olhos e apreciam com o coração!
Ah... o louva-a-deus tá de lado, procurando não ficar fora da foto... espertinho, o cara!
abraços!

Ivanéri disse...

Olá, amigos! Valeu a "pressãozinha", descobri como colocar as fotos, precisei usar o Picasa, pois o caminho normal (do próprio blog) não funcionou... Só não sei se posso postar recadinhos pra vcs que não seja pelas fotos... outra coisa: vcs estão no orkut ou no msn? Abs

maraisa disse...

Lindas essa fotos! eu trabalho justamente com a Erythrina crista-galli e com beija-flores.
Parabéns!