sábado, 2 de outubro de 2010

A Formiga e a Trigonometria



Sempre gostei desse tipo de formiga, talvez porque nunca tenha sido mordido por alguma delas. Quando eu era pequeno, eu ficava um tempão observando-as caminhar em cima da minha mão. Vale a pena observar a beleza das anteninhas e a delicadeza da cintura. Eu, quando dou aulas de trigonometria, faço os alunos imaginarem uma formiga caminhando sobre o círculo unitário, medindo comprimentos de arcos: a formiga que me ajuda nessas aulas é uma dessas.
(Sílvio)

2 comentários:

Claudio Arriens Santos disse...

Gostei muito da formiga matemática, super nítida com ótimo fundo. Outra que em impressionou foi a segunda foto, parece uma rampa raiada. Excelentes!!!

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

maravilhas! deste-me combustível para fantasias: fazes estes experimentos com formigas em sala de aula? o comitê de ética aprovou? o formigueiro não entrou com liminar de salvo-conduto para as formigas circularem livremente? a partir de hoje todos os problemas brasileiros serão resolvidos?
DdAB