sábado, 13 de dezembro de 2008

Tiriba-de-testa-vermelha




Tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis – 27 cm)

Quase sempre vejo periquitos e papagaios apenas de longe, quando passam voando em bandos fazendo uma barulheira danada. Gritando todos ao mesmo tempo, até parece que têm sempre muitas coisas para discutir. Tive muita sorte de fotografar os periquitos das fotos acima, porque eu estava exatamente embaixo da árvore em que eles vieram pousar. Daí foi só aproveitar o momento. No Guia Ilustrado das Aves dos Parques de Porto Alegre, verifiquei que esses bichinhos se agrupam em bandos e alimentam-se de frutos, sementes, flores e brotos. Macho e fêmea têm plumagens iguais e, na época do acasalamento, não constroem um ninho. Eles utilizam isto sim, um oco já existente numa árvore, no qual a fêmea põe em torno de cinco ovos. O casal cuida junto dos filhotes.
(Ana)

Um comentário:

Unknown disse...

eu tenho uma tiriba mança que comprei dum cara que criava, eu ja tenho a um tempinho so que eu num acho canto de tiriba para ela fica aprendendo vc sabe onde eu vou conseguir?