domingo, 28 de setembro de 2008

Passeio no Jardim Zoológico

Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola - 13,5cm)


Suiriri (Tyrannus melancholicus - 21,5cm)


Suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosus - 18,5cm)


Anu-branco (Guira guira - 38cm)

Tesourinha (Muscivora tyrannus - Macho 38cm - Fêmea 28cm)


Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor - 48cm)


Cisne-capororoca (Coscoroba coscoroba - 100cm)

Sábado eu e o Sílvio fomos passear no Zoológico de Sapucaia do Sul. Chegamos pela manhã bem cedinho. Sempre gosto muito do momento da chegada, o ar é gostoso, o caminho da entrada é muito bonito e o canto dos passarinhos, então, uma beleza. O dia estava especialmente bonito, muito sol e um céu muito azul.

Na primeira foto, do casal de canários, enquanto o macho fica tranqüilamente pegando um solzinho, a fêmea passa voando num belo mergulho.

Nas duas fotos seguintes, os dois pássaros são comedores de insetos. O primeiro Suiriri costuma caçar insetos em vôo; já o segundo, o Suiriri-cavaleiro, caça-os no chão. Este costuma associar-se ao gado, cavalos, ovelhas, etc., podendo ser visto pousado no lombo desses animais (daí o seu nome) ou andando junto às suas patas à cata dos bichinhos que são espantados.

O Anu-branco vive em grupo e, quando chega a época de reprodução, as fêmeas costumam pôr os ovos num mesmo ninho. Os filhotes são criados pelo grupo. Há alguns anos, eu e o Sílvio presenciamos uma cena incrível. Havia um filhote desse pássaro no chão, em uma calçada, e um gato que o estava rondando era atacado por vários Anus adultos. Acabamos por interferir na natureza, pois pusemos o filhote de volta na árvore.

O Tesourinha é uma ave que vem passar o verão aqui no Sul. Chegam em bandos no mês de setembro e, lá por fevereiro ou março, voltam para o Norte. A fêmea tem a cauda menor que a do macho. Acho que o Tesourinha da foto é um macho.

As duas últimas fotos, da Marreca e dos Cisnes, resolvi postar porque elas me lembram muito os desenhos do Walt Disney.

(Ana)

2 comentários:

Claudio Arriens Santos disse...

A foto do suiriri ganhou um destaque todo especial com os fios cruzando na diagonal, prova de que nem sempre atrapalham.

Unknown disse...

Ainda bem que ele não é grande o suficiente para encostar em dois fios ao mesmo tempo.Deus definitivamente faz as coisas na medida certa.