O grande fotógrafo Henri Cartier-Bresson criou o conceito de "momento decisivo": o instante no qual todos os elementos de uma cena se inter-relacionam de tal forma que expressam o evento da melhor maneira possível. Para captar tal momento, são necessários previsão e bons reflexos.
Fotografei a aranha, que aparece na terceira foto, primeiramente sozinha. Fui fazer outras fotos e, quando olhei de novo para ela, lá estava a mosca em seus palpos! Eu deveria ter ficado olhando para a aranha e fotografado o momento da captura, mas eu simplesmente não previ que isso poderia acontecer.
No caso da quarta foto, fiquei observando a formiga que rondava o bichinho. Vai acontecer alguma coisa -- disse para mim mesmo. E não foi que aconteceu! A formiguinha passou por cima do bicho, dando uma rápida paradinha na cabeça dele!! O pior é que eu fiz a foto, mas ela ficou fora de foco: desta vez faltaram os reflexos, a velocidade para fazer o ajuste do foco (que nessas situações é sempre feito manualmente).
Talvez seja isso o que me faz gostar de fotografia: parece simples, mas com certeza vou passar o resto da minha vida aprendendo. (Sílvio)