sábado, 4 de junho de 2011

Araquã


Araquã (Ortalis guttata - 50 cm)

Apesar de seus 50 cm, o araquã é uma ave muito difícil de ser vista, está sempre no interior das matas e, quando chegamos perto, ela logo se embrenha mais para dentro e fica quase invisível no meio dos galhos das árvores. Em três anos, eu e o Sílvio avistamos essa ave muito poucas vezes. A única outra foto dessa ave no blog é de maio de 2008, quando o Sílvio a avistou e fotografou pela primeira vez. No Guia Ilustrado das Aves dos Parques de Porto Alegre, consta que as aves dessa família (Cracidae) estão entre as mais ameaçadas da América Latina, por causa da caça e da destruição das florestas. Daí fica fácil entender por que é tão difícil avistá-la.
(Ana)

5 comentários:

Fotos do Diestel disse...

Bah... linda a foto..!!!

Claudio Arriens Santos disse...

Bela foto, que me fez lembrar de um desenho onde Donald tenta se livrar de um Araquã que não para de cantar.

Osmar disse...

Boa captura. Eta ave difícil de clicar. Presumo que tenha sido no Jardim Botânico. Vou voltar lá para ver se tenho melhor sorte.

Unknown disse...

Uma bela foto mesmo! Me sinto privilegiado por poder trabalhar numa pousada em SC onde vejo varias araquãs todos os dias, e tenho o prazer de escutá-las cantar no amanhecer e anoitecer. A nossa natureza é um presente de Deus mesmo, e que devemos aprender a apreciar e agradecer todos os dias.

TOY JOY disse...

Moro em Santa Catarina, e semanalmente sou agraciado pela visita delas. São 3 que sempre pousam em uma árvore perto da cozinha. Lindas!