quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pitiguari ou Gente-de-fora-vem (Finalmente!)


Pitiguari ou Gente-de-fora-vem (Cyclarhis gujanensis – 15 cm)
.
Essa avezinha me deu um cansaço de uns 21 meses. Acreditem, faz todo esse tempo desde setembro/2008, quando fiz uma foto razoável desse bichinho, que tento fotografá-lo novamente. Todas as vezes que vamos ao Jardim Botânico eu escuto o seu canto, mas quase nunca consigo avistá-lo e, muito menos, chegar perto o suficiente para fotografá-lo. Essas duas fotos foram feitas graças ao Sílvio que chamou a minha atenção para um casal desses pássaros que estava no meio de umas árvores bem baixinhas. Foi tudo muito rápido, nem deu tempo de fotografar os dois indivíduos, mas, de qualquer forma, macho e fêmea são iguais. Em geral eles ficam bem no alto das árvores, por isso a dificuldade de vê-los. Muito fácil é ouví-los, pois cantam durante muito tempo e, logo que um começa, o outro, às vezes bem de longe, responde. Dei uma olhadinha nos livros aqui de casa e de acordo com Eurico Santos em Pássaros do Brasil: "O casal vive numa harmonia perfeita e parece que deveras se amam muito."
(Ana)

3 comentários:

Claudio Arriens Santos disse...

Ana, valeu muito a pena esperar, as fotos estão impecavelmente lindas.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

ei, Ana:
sou favorável ao comportamento animal, neste aspecto. mas a fotografia também tem minha afeição, pois eterniza o que eles têm de mais terno...
DdAB

Osmar disse...

Bela captura e fotos! Ainda estou atrás de uma foto do pitiguari.