quinta-feira, 22 de abril de 2010

Coloridas







Já fotografei borboletas no Jardim Botânico muitas vezes. Elas estão sempre lá. Muitas dessas vezes eu pensei: "Não quero fotografar borboletas de novo." Mas aí aparecem algumas diferentes das de sempre ou "agindo de forma estranha", como no domingo passado, e eu não resisto e as fotografo novamente.
A amarela da primeira foto, em geral, só a vejo voando e quando pousa é só por breves instantes. Dessa vez, tive sorte e ela aguardou que eu a retratasse.
A azul, foram várias tentativas frustrantes no início da manhã. Acabei conseguindo que ela se mostrasse em toda a sua beleza somente lá pelo meio do dia. Reparem no detalhe dos seus olhos amarelos e peludos na terceira foto.
A laranja, velha conhecida, me pareceu que escolheu um fundo bem suave para se mostrar.
Em nossas andanças pelo Botânico, eu ainda não havia reparado na borboleta clarinha listrada da quinta foto. Ela não estava nas flores junto com as outras, achei-a na borda da mata, no escuro, onde havia apenas uma florzinha amarela por perto. Suas asas são tão delicadas, me lembram um daqueles leques japoneses.
Nas duas últimas fotos, fiquei encantada ao observar a dança de namoro do casal de borboletas vermelhas.
(Ana)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Curiosidade

"Que tipo de bicho é esse, que me olha tão de perto com esse olho enorme?"
(Sílvio)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Passeio de Domingo




A luz acabou ficando ótima no domingo. Quem diria? depois de toda aquela cerração da manhã.
(Sílvio)

sábado, 17 de abril de 2010

Diversidade








Há sempre o que fotografar quando se trata de insetos. Reparem na lagartinha que a formiga capturou. (Ana)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Aranhas

Aranha-de-prata (Argiope argentata - 1,5 cm)



Aranha-saltadora ou Aranha-papa-mosca - 5 mm

Aranha-caranguejo (Gasteracantha cancriformis - 7 mm)

Essas belezinhas estão lá no Jardim Botânico, só esperando pelos visitantes para exibirem suas lindas cores, formas e seus muitos olhinhos. (Ana)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Projeção Oblíqua

Sombras são sempre interessantes!
(Sílvio)

sábado, 10 de abril de 2010

O Voo da Borboleta



As pessoas que gostam de economizar vão gostar da primeira foto: dois bichinhos em um só clique.
A aranha da foto do meio é mais bonita ainda ao vivo.
Mas a última foto me lembra de uma pergunta que eu sempre me fiz sobre o quanto somos responsáveis pelo caminho que tomamos na vida. A melhor imagem que consegui fazer a respeito disso é a de uma borboleta voando ao vento: ela bate as suas asinhas com empenho, mas contribui apenas em parte no rumo que seu voo vai tomando.
(Sílvio)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mosca-da-fruta (Anastrepha)




Quando fiz essas fotos, fiquei impressionada com a paciência dessa mosquinha, voando de fruto em fruto, escolhendo o melhor local para depositar os seus ovos. Ela não descansou um minuto enquanto eu a estava observando. Por curiosidade, procurei informações na internet e descobri que moscas-das-frutas são uma das piores pragas enfrentadas por aqueles que se dedicam a fruticultura. Pelas imagens que achei, a mosca que fotografei é uma das 17 espécies de Anastrepha encontradas no sul do Brasil. Acho que é uma Anastrepha obliqua. Praga ou não, até que ela é bem bonitinha. (Ana)

domingo, 4 de abril de 2010

Linhas Convergentes


Será que há alguma coisa no ponto para o qual as linhas convergem? Parece que a cigarrinha está se fazendo essa mesma pergunta.
(Sílvio)