domingo, 26 de setembro de 2010

Inquieta Saltitante







Essa aranha-papa-mosca é muito pequena, tem apenas uns 5mm. Bastante inquieta, ficava saltando da ponta de uma folha para a outra, deixando sempre um fio de teia de segurança. Na última foto dá para vê-la recolhendo a teia. É impressionante a rapidez com que movimentava suas patinhas para juntar a teia. Só não sei se ela estava incomodada com a minha insistência em fotografá-la ou se estava saltando apenas para se exibir.
(Ana)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Paz

O domingo de manhã no Jardim Botânico estava tão calmo que eu consegui ouvir a árvore do outro lado do laguinho: "Tira uma foto de mim."
(Sílvio)

sábado, 18 de setembro de 2010

Aranhazinhas





Mal a Ana se encostou em uma árvore, para observar uma vespinha, sua casca se soltou. Atrás da casca, a mãe com a bolsinha de ovos. Fiz a fotografia e recolocamos a família de volta no lugar, da melhor maneira possível.
As aranhazinhas da última foto não devem ter mais que dois milímetros de envergadura de patas, mas eu as vi de longe por causa da quantidade delas. Não faço diferença: acho todas elas lindas!
Na primeira foto, pequenas vespinhas também estão se formando em cada uma das células de papel.
É, a primavera está chegando!
(Sílvio)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Descobrindo Detalhes










O legal na fotografia macro é que podemos ver nas fotos os detalhes dos bichinhos, formas e cores que não conseguimos perceber a olho nú. Acho muito divertido procurá-los e depois, em casa, poder "ver de verdade" o que foi que achei.
(Ana)

Joaninha "da hora"

Essa belezinha adorou o meu relógio. (Ana)

domingo, 12 de setembro de 2010

Lindinha



Cambacica (Coereba flaveola - 11 cm)

É muito fácil ver essa avezinha, pois ela parece não ter medo das pessoas e anuncia sempre a sua presença com o seu canto, que mais parece uma longa e interminável discussão. Muito simpática, parece estar sempre disposta a posar para algumas fotos. Assim que começaram a florescer as bromelinhas roxas (tillandsia aeranthos), que são bem comuns e que todos conhecemos, pensei que seria muito legal se eu conseguisse fotografar um passarinho alimentando-se do seu néctar. Foi só apurar o ouvido para saber se tinha alguma cambacica por ali, localizar uma dessas flores que estivesse bem bonita e esperar um pouquinho.
(Ana)

domingo, 5 de setembro de 2010

Bicho-pau








O domingo foi cheio de novidades: a maior delas o bicho-pau, é claro. Uma moça muito observadora, que passeava pelo Botânico com o seu bebê, o viu e me chamou. Não pude deixar de me lembrar de Vida de Inseto, o cara é mesmo um ator. Novidade, também, é a aranha de primeira foto: que estranha!
Foi um dia muito bom, com um sol delicioso, e eu gostei de poder fazer todas essas fotos com uma bela luz natural.
(Sílvio)