domingo, 25 de outubro de 2009

Uma manhã diferente





Ontem quando fomos ao Jardim Botânico, eu estava disposta a procurar filhotinhos de pássaros. Queria ver novamente os bebezinhos de João-de-barro que o Sílvio fotografou no passeio anterior, mas não dava para enxergar o interior do ninho, porque o céu estava de um branco acinzentado muito brilhante . Daí resolvi tentar algo bem diferente do que costumo fazer e, já que as cores estavam muito bonitas por causa da luz mais difusa, fotografei flores e paisagens. (Ana)

sábado, 24 de outubro de 2009

Antes da Chuva





Saímos hoje cedo para fotografar, mas a chuva nos fez voltar correndo para casa. Pelo menos deu tempo de fotografar umas flores. Eu gostaria de ter feito a foto do quero-quero quando ele nos atacou, para sairmos de seu território, mas é difícil fazer boas fotos tomando rasantes. Assim, a única foto razoável foi a dele pousando depois do ataque. (Sílvio)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Esfomeados



Os filhotes de joão-de-barro são como qualquer bebê, esfomeados e chorões. Coitados dos pais desses três pestinhas (no bom sentido), quanto trabalho para alimentá-los! Reparem em suas bocas enormes e amarelas, feitas para que seus pais não errem o alvo na escuridão do interior do ninho. E parece que ontem era mesmo o dia de fotografar pássaros, pois tanto o quero-quero quanto o tico-tico não se importaram com a minha aproximação, talvez estivessem cansados por causa do calor. (Sílvio)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Filhote de Sabiá



Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris - 24 cm)
Na primavera sempre é possível observarmos filhotinhos se estivermos de ouvidos e olhos bem atentos. Como o lugar estava bastante escuro, muito antes de avistar esse sabiazinho, pude ouvi-lo pedindo por comida. Achei-o muito engraçadinho, com seu bico amarelo e enorme e suas penas ainda não definitivas. Consegui apenas essas poucas fotos que foram difíceis de fazer por causa da falta de luz. Além disso, quando o adulto voou para fora do Jardim Botânico, o filhotinho foi atrás, voando baixinho. (Ana)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Passeio no Jardim





Para quem mora em um apartamento, é muito bom ter um jardim desses para passear de vez em quando! (Sílvio)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A alegria de ser um bem-te-vi






Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus - de 20,5 cm a 25 cm)

O grito do bem-te-vi, ao mesmo tempo em que bate as asas e levanta o topete amarelo-ouro, é uma bela saudação aos companheiros que se aproximam. Toda vez que ouço seus gritos alegres, penso que ser um bem-te-vi deve ser muito divertido. (Ana)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Muito Trabalho


Como trabalham essas formigas! É um vaivém que não cessa nunca. Gostei da 2ª foto: "A união faz a força!" (Ana)

Alma-de-gato

Alma-de-gato (Piaya Cayana - 50 cm)
Apesar do seu tamanho, essa ave não é muito fácil de ser fotografada, pois some de nossas vistas deslocando-se sorrateiramente entre os galhos sem alçar vôo. Seu canto é parecido com o miado de um gato, daí o seu nome popular. (Ana)

domingo, 4 de outubro de 2009

Lembranças


(Fotos feitas em 30/08/2009)
Passear no Jardim Botânico sempre me traz lembranças de quando eu era criança, época em que eu morava em uma casinha com pátio cheio de árvores. Acho que as coisas de que gostamos, ao longo da vida, são sempre aquelas que nos remetem às coisas boas da infância. (Sílvio)