quarta-feira, 28 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Aranhas
Ao passearmos no Jardim Botânico, ficamos deslumbrados com as flores e aproveitamos para observar os pássaros de pertinho. Algumas pessoas olham para as borboletas, libélulas ou até para insetinhos diferentes. Mas quantas são as pessoas que gostam de aranhas? O fato é que somos ensinados a temê-las: absurdo! Da grande variedade de aranhas, umas poucas são perigosas para nós; basta tratar a todas com respeito para não perder a oportunidade de ver suas fantásticas cores ou seus doces 4, 6 ou 8 olhinhos. (Sílvio)
domingo, 25 de maio de 2008
Visitantes Ilustres
É emocionante receber tão ilustres visitantes em nossa própria casa. Melhor ainda é poder registrar esse momento e compartilhá-lo com outras pessoas. Trata-se de um casal de sanhaçus-papa-laranja (Thraupis bonariensis) que descobriu nosso vaso com tomates-cereja (a fêmea é a que está nas duas primeiras fotos). (Ana)
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Trocando de roupa
Não se vê todo dia
Há muito tempo, quando eu era criança, presenciei a batalha entre uma vespa e uma aranha muito maior do que ela: a aranha não teve a menor chance! Fiquei sabendo, depois, que a picada não mata a aranha, apenas a paralisa. A vespa volta para casa carregando a aranha e deposita no corpo desta os seus ovos. Quando os bebês-vespa nascem, se alimentam da aranha. Bem, não sou biólogo, então é bom que a história dos bebês-vespa seja conferida.
A foto acima é de mais uma dessas lutas e foi tirada no Jardim Botânico POA na última quinta-feira (22/05/2008). A vespa abraçou a aranha e saiu voando com ela! Acho que é para isso que a vespa tem aqueles "espinhos" nas articulações das patas. (Sílvio)
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Abelhas
Abelhas são lindas! E, assim como as vespas, podemos fotografá-las sem problemas. É claro que temos que respeitá-las e jamais nos aproximarmos de um enxame ou de suas colméias.
Na terceira foto, a abelha está experimentando um delicado chapéu de flor de trevo que logo abandona para retornar ao seu trabalho. (Sílvio)
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Outros Pássaros
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus). Este era pouco mais que um bebê: estava aprendendo a caçar insetos. Fotografado no Parcão. (Ana)
Quero-quero (Vanellus chilensis). Jardim Botânico POA. (Ana)
Fim-fim (Euphonia chlorotica). Levamos muito tempo para ver um destes. Seu canto parece vir de todos os lados, mas não se acha quem está fazendo fimmm-fimmmmm. Fotografado no Calçadão de Ipanema POA. (Ana)
Suiriri (Tyrannus melancholicus). É comum vê-lo lançar-se de um galho alto ou antena, dar uma volta no ar e retornar ao ponto de partida com um inseto no bico. Este foi fotografado no Calçadão de Ipanema. (Ana)
Libélulas
Já vi uma grande variedade de libélulas, mas é a primeira vez que vejo uma alimentando-se de outro inseto (uma borboleta amarela - quarta foto). Elas não são fáceis de se fotografar, pois não permitem nossa aproximação (como as vespas, por exemplo). Embora não sejam boas fotos, achei divertida a forma da sombra na última delas. (Sílvio)
sábado, 17 de maio de 2008
Insetos
Mais Pássaros
Corruíra (Troglodytes musculus). Só consegui fotografá-la porque ela não me viu - é um bichinho muito arisco. (Sílvio)
Araquã (Ortalis guttata): nunca tinha visto um! A foto foi feita com pouca luz, mas espero encontrá-lo de novo e fazer uma melhor. (Sílvio)
Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola). O casal aparece tomando um solzinho após ter se fartado com sementinhas de grama. (Sílvio)
Suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosus) almoçando algo crocante, que ele deve achar delicioso. (Sílvio)
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Pássaros
Tico-tico (Zonotrichia capensis) fotografado no Jardim Botânico POA em 12/04/2008. (Ana)
Pica-pau-do-campo (Colaptes campestroides) fotografado no Jardim Botânico POA em 27/04/2008. (Ana)
João-de-barro (Furnarius rufus) fotografado no Jardim Botânico POA em 01/05/2008. (Ana)